segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ilona

Quem me conhece sabe que eu falo bastante e, se der corda, não paro. Pode ser alguém que eu conheço ou qualquer pessoa na rua. Eu gosto de histórias, sejam verdadeiras ou não. Gosto de gente, de pessoas que falam. Dessa vez, tudo começou por causa de uma peça de roupa.

"Bolinhas, que bonito!", disse ela sobre meu shorts, com um sotaque carregado, que não soube reconhecer de onde era - como se eu lá fosse uma mestre dos sotaques. Sentei ao lado dela e, depois de me perguntar o ponto em que ela teria que descer, fiquei ouvindo tudo que ela quisesse me contar. 

Falou que, com 75 anos, já não tinha mais idade para usar bolinhas (ao que eu discordei imediatamente), mas quase comprou um maiô vermelho de bolinhas brancas, já que sempre vai à praia. Aliás, vai passar o próximo fim de semana lá, mas a colocaram em um quarto no terceiro andar da colônia de férias e ela ainda está descobrindo como, com seus 75 anos, vai carregar suas malas e compras por três lances de escada!

Me contou que veio da Hungria com 15 anos e chamava Ilona, mesmo nome de sua mãe e de sua filha, que faleceu aos 52 anos por causa de uma bactéria no estômago. Uma pena, era tão inteligente, falava sete idiomas e era diretora da Cultura Inglesa. Me disse também que tinha mais três filhos e os citava como "filho nº 1, filho nº 2, filho nº 3".

Perguntei se tinha voltado para a Hungria, mas nunca teve oportunidade, nem dinheiro. Depois que o marido e a "mãezinha" faleceram, disse que não tinha mais interesse em voltar também. Também me falou que estava indo ao Incor fazer um exame para ver se estava tudo certo em seu estômago e torci, de verdade, para que realmente não houvesse nenhum problema.

A essa altura, nosso ônibus já tinha chegado ao destino final (dois pontos depois do meu). Depois de brincar com a cobradora, que tinha esquecido de avisá-la onde descer, elogiou de novo meu shorts azul de bolinhas brancas e disse que tinha sido um prazer me conhecer. Eu retribuí e fui trabalhar um pouco mais feliz e animada, com meu shorts de bolinha no corpo e a história da Ilona na cabeça.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...