segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oração

Sábado foi minha colação de grau e eu fui a oradora da minha turma. Como tudo que acontece com essa sala, surgiram alguns probleminhas de última hora, mas nada que me impedisse de alcançar meu objetivo: fazer todo mundo chorar bicas lembrar dos bons momentos e agradecer por tudo que vem aí. 

Para vocês, segue o discurso na íntegra.

Depois de quatro anos – um pouco mais para alguns, finalmente concluímos uma das etapas mais importantes de nossas vidas. Passei as últimas semanas pensando em tudo que deveria ser dito aqui hoje, e essa tarefa se mostrou mais difícil do que eu esperava. Afinal, como sintetizar em poucos minutos tudo que aprendemos? 

Nesse período, nos dedicamos de corpo e alma ao estudo da Comunicação Social e, acredito que hoje, todos podemos dizer que aprendemos muito mais que Teoria da Comunicação, Planejamento Estratégico, ou qualquer outra matéria das grades de Relações Públicas e Jornalismo. 

Durante essa experiência acadêmica, aprendemos a compartilhar conhecimentos, a lidar com situações surpreendentes, a conviver com pessoas tão diferentes de nós. Aprendemos a ajudar nossos colegas nos momentos mais difíceis e demos muitas, mas muitas risadas – até quando não podíamos, diga-se de passagem. 

Falamos, argumentamos e escrevemos muito. Assim, aprendemos a amar as palavras, parte fundamental de nossas profissões. Choramos e nos desesperamos também, principalmente quando pensamos que cederíamos à pressão e que seria impossível entregar as tarefas no prazo – outra faceta importante de nosso trabalho, infelizmente... 

No fim das contas, tudo deu certo, e é ótimo ver tantos colegas reunidos hoje, prontos para receber seus diplomas. Tenho certeza que, daqui a alguns anos, todos os perrengues e sofrimentos serão lembrados e recontados com muita saudade. Afinal, quem nunca ficou acampado na fila da Xerox ou da cantina? Ou quem nunca se descabelou com as provas enormes do Cyro ou com os seminários da Rose Jordão, sempre em plena sexta-feira ou nas vésperas de feriado??? 

Não estivemos sozinhos durante essa caminhada. Pensando nisso agora, o espaço que dedicamos para os agradecimentos de nosso tão amado Trabalho de Conclusão de Curso ficou muito pequeno e merece ser reescrito.

Agradecemos aos nossos pais, que estão conosco desde o começo, nos apoiando e amando incondicionalmente, e nos apontando o caminho, sem nunca deixar que nos esqueçamos de nossa essência e de onde viemos. 

Aos irmãos, avós, tios, tias, primos e primas, que sempre nos ajudaram, e que sempre nos farão rir quando tentarmos explicar o que são Relações Públicas. 

Aos amigos e amigas, que sempre estiveram com os braços abertos para nós e que entenderam que as inúmeras vezes que não pudemos estar com eles nunca significaram que não queríamos estar presentes: agora estamos de volta! 

Aos namorados e namoradas, que compreenderam a distância, dividiram as atenções nos fins de semana com livros pesados e, muitas vezes, tiveram que matar as saudades só por telefone. 

Aos colegas de classe, que fizeram da faculdade uma experiência inesquecível. Obrigada pela companhia, apoio, risadas, bagunças e tantos outros momentos impagáveis. Sem vocês, não teria a mesma graça. E espero que agora a gente consiga marcar todos aqueles churrascos e aquelas viagens que sempre combinamos! 

Aos professores, por nos ensinarem muito mais do que matérias específicas, por despertarem nosso interesse e nossa criatividade, e por nos ajudarem, sempre com um sorriso no rosto, mesmo quando achávamos que isso fosse impossível. 

Às Faculdades Integradas Rio Branco, nossa segunda casa durante esse período, palco de nosso aprendizado e de muita diversão. 

Hoje, concluímos uma importante etapa de nossas vidas. Em 2008, quando nossos caminhos se cruzaram, éramos muito diferentes. Mais jovens, menos experientes e, sem dúvida, achando que a faculdade seria o último grande passo que daríamos. Crescemos, amadurecemos e percebemos que a jornada está apenas começando. Que venham os desafios: estamos prontos para eles! 

Graduandos de Relações Públicas e Jornalismo de 2012 das Faculdades Integradas Rio Branco: parabéns, nós conseguimos!

Quero aproveitar e agradecer todos os dois leitores do Caleidoscópio. O ano passado foi muito corrido e, infelizmente, o blog não teve toda a atenção que merecia. Obrigada a vocês também pela compreensão e pela força. Eu estava morrendo de saudades de escrever e de ver os comentários de vocês, mas agora estou de volta!

Turma de 2011 de Hogwarts, parabéns!

3 comentários:

Cami Pires disse...

Muito emocionante!!!

Nih_x disse...

Agora vamos dominar o mundo!!! Nem que seja só o nosso. Aliás, dominar só o nosso mundo já seria de grande valia hahaha

Beijos

Anônimo disse...

Não pense que só porque você terminou a faculdade, você terá mais tempo livre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...